Em Vale do Peso
-
Visite a Estação Ferroviária de Vale do Peso. Esta é uma interface ferroviária descativada do Ramal de Cáceres, que servia a localidade de Vale do Peso, no distrito de Portalegre, em Portugal. A estação está adornada com 8 painéis de azulejos, representando cenas e costumes tradicionais da região nos princípios do Século XX, como indumentária e olaria, da autoria do artista Jorge Colaço.
-
Visite o Museu Etnográfico de Vale do Peso, (mediante marcação). Este espaço pretende dar a conhecer os utensílios e outros objetos que retratam a vida das gentes desta região.
Em Alter do Chão
-
Visite a Estação Arqueológica de Alter do Chão / Ferragial d’El Rei
-
Castelo de Alter do Chão
-
Visite a Casa e Jardim do Álamo. Este solar urbano de traçado barroco, mandado construir em 1649 e com importantes alterações nos séculos XVIII e XIX, está situado no largo principal do centro histórico. Esta moradia brasonada é um edifício retangular de larga fachada, destacando-se pelos belos azulejos do interior e pela decoração setecentista dos tectos. A casa é envolvida por um jardim à portuguesa (Jardim do Álamo), com vários motivos de interesse, como as casas de uso agrícola e os sistemas de rega, com noras, lagos e tanques. Foi transformado em museu, inaugurado em 2013.
-
Centro de Interpretação da Batalha de Atoleiros não é um museu clássico, mas sim um espaço único cenografado para (re)viver e entender todos os acontecimentos de crise do século XIV, um momento decisivo na história de Portugal.
Em Castelo de Vide
-
A melhor forma de conhecer a Judiaria de Castelo de Vide é fazer um passeio a pé.
A partir da praça principal D. Pedro V, siga pela Rua de Santa Maria até ao Castelo, que poderá aproveitar para visitar. Desça depois pela encosta Norte (lado esquerdo) e descubra as marcas de um tempo passado mas que aqui permaneceram de forma subtil.
-
Visita ao Castelo medieval de Castelo de Vide. Lá do alto do Castelo, a paisagem alentejana adquire todo o seu esplendor. Pequenas aldeias pontilham no meio dos campos a perder de vista. Vemos Marvão a espreitar ali cerca e mais além avista-se Espanha.
-
Castelo de Vide ganhou fama pelas suas águas, às quais foram atribuídas propriedades terapêuticas, o que originou a criação das termas. Num total de 14 fontes, o destaque vai para a Fonte da Vila e a Fonte da Mealhada.
Em Marvão
-
Visita ao Castelo de Marvão. Lá do alto do Castelo, a paisagem alentejana adquire todo o seu esplendor. Nos dos pontos mais altos da Serra de São Mamede, a 850 metros de altura, a vista das torres do Castelo para a Serra é deslumbrante.
-
No coração do Parque Natural da Serra de S. Mamede, as ruínas da cidade romana de Ammaia localizam-se numa zona de grande beleza, atestando a sua grandeza patrimonial. Ammaia terá sido fundada em finais do séc. I a. C., sobrevivendo durante 6 séculos, enquanto unidade urbana, formando hoje formam um dos exemplares mais significativos da civilização romana no norte Alentejano
-
Melara Picado Nunes - Lagar Museu Em 2010 nasceu o novo conceito de lagar, num espaço renovado onde, sem esquecer o passado, se continua a produzir o dourado néctar, extraído a frio e se cria a marca Azeite Castelo de Marvão.
Para honrar o passado da aldeia e lembrar todos os que desta actividade participaram, surgiu no espaço do antigo lagar um núcleo de interpretação para partilhar com todos aqueles que procuram o saber do sabor.
Em Portalegre
-
Manufatura de Tapeçarias de Portalegre. As tapeçarias de Portalegre desde a sua criação em 1948 tem vindo a lutar por reconhecimento internacional, tendo sido 10 anos depois considerada como uma das melhores formas de manufaturar tapeçarias. Hoje contam com inumaras obras de artistas nacionais e internacionais espalhadas pelo mundo.
-
A Sé Catedral de Portalegre merece uma visita pelas suas múltiplas telas maneirista provenientes das melhores escolas de pintura Portuguesa.
-
A Casa Museu José Régio em Portalegre é um museu que está instalado na casa onde o viveu o escritor José Régio durante 34 anos. É um museu simultaneamente biográfico e etnográfico, pois além de escritor, Régio era um ávido coleccionador.
-
O Convento de Santa Clara merece uma visita pelas suas múltiplas contribuições para a doçaria conventual da região. Atualmente o convento foi convertido numa Biblioteca.
Em Nisa
-
O Castelo de Amieira do Tejo terá sido contruído em 1350 tendo ficado em muito mau estado com o terramoto de 1755, no séc. XX foi recuperado. Este pequeno castelo tem forma retangular, com quatro torres, cada uma num dos seus ângulos e Torre de Menagem
-
Museu do Bordado e do Barro este espaço museológico dá a conhecer os típicos bordados e cantarinhas de Nisa, tal como outros objetos da região. O núcleo central é constituído por um espaço de exposições de longa duração e por uma área dedicada a exposições temporárias.