top of page
Jardim-Horta Biológica
Em 2015, quando a Casa foi reabilitada, procedeu-se ao processo de recuperação do jardim. O Jardim da Casa do Peso apresenta árvores centenárias, entre as quais loureiras, figueiras, laranjeiras, marmeleiros tangerineiras e romãzeiras. Estas árvores foram plantadas pela família dos atuais proprietários, tendo estes optado por cuidar e manter destas árvores com tantas histórias para contar.
Todas estas árvores e arbustos de fruto necessitam de grandes quantidades de água e nutrientes, e para garantir o primeiro, a Casa do Peso tem um poço de grandes dimensões, escavado na rocha granítica que asseguram a água fornecida ao jardim e mantém durante todo o ano a mancha verde que é o jardim da Casa do Peso. Para garantir que todas as árvores tem os nutrientes necessários para terem uma boa produção de frutos e mantendo o caracter biológico da horta e do pomar, a Casa do Peso começou a fazer compostagem, utilizando assim os desperdícios alimentares para proveito da Horta e Pomar.
Foram introduzidas no jardim árvores de fruto com capacidade para sobreviver ao clima alentejano, entre as quais, videiras, nogueiras, castanheiros, cerejeiras, um limoeiro, physalis e nespereiras. Na zona da horta crescem os seguintes produtos: couve portuguesa, couve galega, couve lombarda, cebolas, batatas, alhos, alho francês, curgetes, ervilhas, nabiças espinafres, abóbora porqueira, gila, morango, ervas aromáticas e de cheiro, alfes e tomates. Todos estes produtos, são servidos aos clientes no pequeno almoço, desde que na época, ou no serviço de snack-bar que disponibilizamos.
O Jardim da Casa do Peso conta ainda com extenso relvado, ideal para dar um pequeno passeio ou apreciar simplesmente a calma do Alentejo.
bottom of page